Aos 34.

Hoje é meu aniversário. E venho aqui constatar que tenho tomado banho com menos frequência. Mas sempre que o faço, lavo os cabelos – ao menos até o inverno chegar. Os cabelos molhados me fazem espirrar e, por isso, mesmo que esteja um calor de sauna lá fora, eu boto um lenço no pescoço, uma estola, um cachecol antes do café da manhã.

Tenho tomado café com muito mais frequência e de muitos mais jeitos, em muitas horas estranhas (como às 6h da manhã, depois às 10h, às 11h, às 13h, às 15h32…). Dentes amarelados se instalaram na minha boca, aos trinta e quatro.

Tenho feito pão. Não é AQUELE pão. Mas é pão. A frequência é de uma a duas vezes por mês e acho isso bom. Tenho tentado bordar e esse foi um presente que a minha irmã me deu no ano passado. Pão e bordado me ajudam a não enlouquecer, apesar de às vezes virem cheios de frustração.

E tenho escrito. Coisa ou outra. Menos e de outros jeitos, totalmente envergonhada. Mas a escrita ainda não me abandonou. Espero que nunca o faça.

Tenho trabalhado tanto quanto, ainda ansiosa, ainda aflita, ainda do mesmo jeito dos meus vinte e quatro. Não tenho ganhado tanto, o que é estranho. Trabalho aos finais de semana e gosto, mas me encho de culpas por não estar com o marido, a família, os amigos.

Amigos: consigo contar alguns bons e preciosos. Mas os tenho visto cada vez menos e conversado com eles menos ainda. São preciosos também por isso: não desistiram de ficar por perto.

Hoje é meu aniversário. E se há alegrias pequenas na vida, elas podem ser traduzidas no beijo suado que eu ganhei de manhã, ainda na cama. No primeiro telefonema cheio de afeto da minha irmã e no bolo de geleca laranja “de morango” que o meu sobrinho fez cantando “parabéns para você, titita”.

Se eu puder ter sanidade para reconhecer esses pequenos presentes, e sei que são muitos, então está tudo certo.

 

 

Feliz aniversário, Luiza.

 

 

Deixe um comentário! =)

