{LabdoPão} Um mês depois

Em fevereiro eu viajei e desde aquele dia eu nunca mais alimentei o meu levain que ficou na geladeira esperando a sua hora e a sua vez. Na terça, achei melhor tirá-lo dali para que ele pudesse tomar um ar, chegar a temperatura ambiente e receber farinha de trigo integral que eu comprei  na segunda-feira cedo.

Ontem ganhei uma balança de cozinha! Esse ser fundamental para que algumas receitas que são tão, tão precisas possam, enfim, ser acertadas. No caso do pão rústico caseiro, as receitas não são tão precisas, mas a proporção é importante e é muito difícil, eu acho, falar em 1 xícara de levain quando todas as receitas falam em gramas.

Pois hoje aproveitei a balança e tirei as medidas para um projeto de pão:

  • 150 g de farinha de trigo integral
  • 150 g de farinha de trigo branca
  • 100 g de levain
  • 50 g de aveia em flocos
  • 1 punhado de uvas passas brancas
  • 1 colher de chá de sal (mais ou menos…)

Coloquei tudo numa tigela e fui acrescentando aos poucos água filtrada até a massa ficar mais homogênea, mas antes de começar a grudar na mão. Enfarinhei a bancada da pia e amassei a massa por alguns minutos. Formatei em uma bolinha e devolvi para tigela, cobri com um pano limpo e deixei descansando.

A idéia é deixar lá até a hora do almoço para ver se cresce (mais ou menos 3h). É a chance de ver se o meu levain ainda funciona, mas eu acho que sim. Apesar de ter ficado um mês inteiro na geladeira, ele ainda estava com cheiro bom e aparência bonita com cor de mingau de farinha integral.

______

Lulups agora vai tocar a vida e volta para contar do pão no fim do dia, ou amanhã ou… bem, logo mais! =)

One Comment Add yours

  1. franksands diz:

    Boa sorte com o pão! Adoro pão com uva passa 😉

Deixe um comentário! =)

