Úteis e fúteis

Eu não tô aguentando a lindeza.

Parece que eu descobri o Panelinha agora e resolvi compartilhar tudo deles por aqui. Mas, sabe o que é? É que eu tinha desconfiômetro grande, preconceitos, e tal e coisa. Mas depois de ir testando e vendo que as receitas funcionam, são mesmo bem práticas e explicadinhas, fui fuçando mais e mais no site, nas receitas, nos blogs – são quatro! – no canal do Youtube… E, não tá dando para deixar passar uma série de posts que eles estão fazendo sobre utensílios de mesa e louças.

Eu acho tudo assim, criativo e bonito. Olha:

Brancos

Branco, off white, marfim. Texturas de renda, relevos, formatos diversos. Você não daria nada mesmo para misturar tantos tons de brancos e cremes ou tantas “estampas” diferentes, não é? Mas olha como ficam bonitas essas louças todas juntinhas, formando um conjunto cheio de desafios, pouco tédio e ainda mantendo uma sintonia.

Aparelho de jantar branquinho. Imagem: Panelinha

Bonito para chás da tarde, em que a gente serve bolos e biscoitos coloridos, além de ir super bem com aquele café da manhã ou brunch florido, né? Eu adotaria aqui uma toalha de mesa mais colorida para quebrar um pouco toda essa harmonia.

Veja o post sobre esse conjunto aqui.

Azul e Branco

Essa composição aqui é incrível. Inspirada na mistura de diferentes tonalidades de azul e fundos brancos, nos remete a o estilo navy. Parte da graça está nas cores que se complementam, mas também nas estampas. Meus preferidos são o prato fundo listado, lá embaixo e o pratinho raso, à direita, com um barquinho.

Aparelho azul e branco. Imagem: Panelinha

Bom para almoços frescos, sopas frias, frutos do mar. Para mim, lembra tudo isso. E para você? É também um conjunto incrível para misturar com amarelos, como sugerido na matéria original aqui. 

Outra inspiração:

Fonte: Colocando a Mesa com Charme

Marrons e Dourados

Talvez o mais lindo dos conjuntos selecionados, mas menos óbvio no dia a dia. Isso porque muita gente não gosta de comer em pratos escuros… São louças que me remetem a uma ocasião festiva e uma refeição em cores claras e amarelas como uma vichyssoise ou um creme de mandioquinha. Um arroz branco com castanhas ou passas também deve ficar lindo nesses pratos.

Louça marrom e dourada. Imagem: Panelinha

Toalhas e guardanapos vermelhos e amarelos podem trazer ainda mais personalidade ao conjunto todo.

Verdes

Não pude deixar de olhar para essas travessas e lembrar da minha irmã. Minha avó deu para ela há alguns anos uma série de pratos verdes. Fizeram a alegria da casa! Esses presentes são muito significativos quando a gente está no início da vida adulta, montando o nosso canto. Hoje, a minha irmã mora em um apartamento todo colorido e alegre e o marido dela já não curte comer em pratos de fundo colorido. O que fazer?

Inspiração verdinha. Imagem: Panelinha

Essa mistura acima me fez pensar que, ao misturar os pratos verdes com outros brancos ou em tonalidades mais claras, o conjunto pode passar por uma espécie de frescor e ser muito mais usado. Pratinhos de apoio com pequeninas flores brancas – como o do lado superior esquerdo – ou com listas – como o do centro – já ajudariam bastante.

Mas, mais que isso, travessas beges com detalhes em dourado ou cobre – como essa ao lado esquerdo da foto – também ficam lindas. Misturado a tecidos claros, como toalhas de mesa e guardanapos bem neutros ou em uma mesa de madeira com jogos americanos clarinhos, o resultado é uma mesa leve e bonita para qualquer almoço em família.

Outra idéia, com flores brancas e talheres de madeira, encontrada no site Sketch42:

Louças verdes e brancas – Fonte Sketch42

Os dois últimos conjuntos do Panelinha tem post original e com dicas aqui.

É isso! E você? Tem pratos desencontrados na sua casa? Detesta a sua louça e não sabe o que fazer? Onde você busca inspiração?

______

Lulups adora louça velha e desencontrada.

Deixe um comentário! =)

