{LABdoPão} A simplicidade do pão de nada (com azeite)

2016-01-05 12.42.50

No dia 02/01 coloquei o levain na geladeira. É assim que dizem que é para fazer. Depois que o pão do ano novo funcionou (sim, ele cresceu enormemente – para os lados) eu achei que o levain poderia ir para a geladeira, onde ele cresce mais devagar, consome menos farinha e tem menos risco de azedar. Então foi isso que eu fiz.

Só que ontem deu vontade de fazer pão de novo. Estava frio e eu estava já querendo ver o levain gelado em ação. Então eu fiz assim:

  • 1 xícara de farinha branca
  • 2 colheres de sopa bem cheias do levain gelado
  • 150 ml de água morna (mais ou menos)
  • Uma pitada generosa de sal
  • Uma colher de sopa de azeite extra virgem
  • Um punhado de linhaça tostada

Eu queria um pão pequeno, então só usei uma xícara de farinha mesmo. Diluí o fermento gelado na água morna e joguei na farinha. Fui misturando, aí adicionei o sal, o azeite e a linhaça. Sovei bem, o tempo de duas músicas no rádio, e deixei crescendo.

Bom, essa técnica do levain gelado eu não sei não, porque demorou muito pra crescer. Então eu nem mexi mais nele. Depois de 5 horas de crescimento eu transferi devagarzinho a massa para a assadeira e deixei à noite toda para crescer mais um pouco. De manhã, por volta das 7h30 eu liguei o forno à toda, esperei uma meia hora e taquei o pão lá dentro com outra assadeira em baixo cheia de água – isso é importante. 20 minutos e voilá.

Ficou bom. Bem gostoso mesmo, na verdade. Ficou um pão pequenininho, mas saboroso, simples, salgadinho na medida e com um leve gosto de azeite. Casquinha crocante na medida também. Eu gostei. Visualmente eu acho que poderia ter dourado mais e podia ter sido formatado melhor… mas fiquei com medo dele perder o ar.

Cortei algumas fatias e comi com pesto. Hmmm.

2016-01-05 12.34.56 2016-01-05 12.38.38 2016-01-05 12.37.22

___________

Lulups talvez precisasse tirar o levain da geladeira antes para o pão crescer mais. Não sei. Alguém aí tem alguma idéia?

3 Comments Add yours

  1. cafeoucafe diz:

    Olá Lulu, estou estudando gastronomia, e também estou cultivando meu levain, meu professor me avisou que posso cultivar na geladeira , mas quando for usar, tirar um dia antes da refrigeração.

    Achei lindo o pão!

    1. Luiza diz:

      Ah! Obrigada. Como o meu levain morreu ainda naquela época, acho que vou fazer um novo. Você me inspirou a recomeçar. =) Obrigada!

  2. Anónimo diz:

    Está lindo esse pão! Estou feliz com essa nossa tradição coletiva…
    Recolher o trigo, fazer do trigo o milagre do pão. E se fartar de pão.
    Victor

Deixe um comentário! =)

