Esse ser, o levain.

2015-07-31 12.22.22

Em um desses domingos passados fomos comemorar o aniversário do meu irmão. Minha madrasta, assim de canto, me segredou que o que ele mais queria de aniversário era um levain – o fermento natural para pão.

Victor é duende na cidade grande, curte horta em apartamento e gosta de fazer pão, aprendizado em andamento e repleto de testes. O máximo.

Pois bem, fui pedir socorro a outro ser encantado na cidade, a Bia, que também faz horta, pão e mais montes de coisas.

Ela, muito generosa, resolveu me ensinar. E cá estamos, produzindo o fermentinho natural em três potes: um para mim, outro para ela e o terceiro para o meu irmão.

Estou encantada com a ação desses pequenos fungos, que aeram e fazem uma massa crescer, ficar bolhuda e macia.

Quinta à noite a Bia fez uma primeira receita com esses levains – um pouquinho de cada um – e o resultado foi um pão integral macio, molhadinho e com um gosto bem característico proveniente da fermentação natural: um azedinho que faz a gente salivar!

____

Lulups não vê a hora de trazer o levain para casa. E amá-lo e respeitá-lo. Assim, para sempre.

One Comment Add yours

  1. Victor Fisch diz:

    Oba! Esses seres mágicos já estão fazendo massas crescerem?! Que coisa incrível!

    Mal espero este meu presente!

    beijos e muito obrigado!

    *Victor Fisch* fischvictor@gmail.com +55 11 9 8558 7795 http://www.trapezio.art.br

Deixe um comentário! =)

