Breves reflexões sobre o snapchat

Já faz um tempinho que eu ando ensaiando usar o snapchat. Foi um post da Karla Keunecke (do blog Coisas que Eu Gosto) que me ajudou a entender mais essa ferramenta e ver como ela é simples.

Hoje sigo algumas blogueiras e youtubers por lá também e adoro o tom informal do aplicativo, além da leveza que o acompanha, uma vez que o conteúdo postado ali desaparece em 24 horas.

Sim. Ele é bem efêmero nesse sentido e faz parte da nossa realidade “líquida”, em que tudo escorre/muda/desaparece em uma velocidade absurda, antes mesmo da gente achar que faz sentido.

Mas, por outro lado, ele é extremamente verdadeiro,  não dá para editar quase nada (com exceção da inclusão de textos e filtros de luz) e o que está ali é o que a pessoa falou mesmo, daquele jeito, naquele tom e com aquela cara.

Sim, não é novidade que as pessoas querem compartilhar os seus momentos com outras, o tempo todo. Os blogs, o Facebook,  o Instagram, Periscope, Youtube, são ferramentas em que as pessoas “produzem conteúdo”, mas a maior parte é a respeito de si mesmas, suas opiniões sobre as coisas, suas imporessões, suas experiências.

O snapchat é mais uma ferramenta que existe para isso e, claro, enquanto alguns compartilham conteúdos chatíssimos, outros surpreendem com imagens lindas de viagens (e acho que são essas que eu mais amo acompanhar), dicas de lugares para passear, comer, bate-papos informais, enfim… é só mais um aplicativo ao estilo “rede social” com algumas particularidades: não dá para compartilhar ou salvar conteúdo alheio, por exemplo.

Eu estou por lá também (luizaburleigh) e coloco poucas coisas… ainda o uso ao estilo instagram: imagens de coisas bonitas que fazem sentido para mim. Mas, já que eu nunca vou virar uma youtuber, é um lugarzinho para bater papo e compartilhar coisas bacanas com pegada mais informal.

Interessou? Segue lá!

Deixe um comentário! =)

