E, agora que a Páscoa acabou e você já comeu todos os seus chocolatinhos, eu queria falar rapidamente sobre um documentário – um pouco capenga, verdade – sobre a origem do cacau e do chocolate que consumimos.
É difícil ser purista no que diz respeito a montes de produtos e, em especial ao chocolate que tanto amamos. Então, não quero fazer terrorismo, nem nada disso, mas quero registrar uma sementinha de pensamento que tem coçado a minha cabeça desde que eu vi um documentário – mal feito, verdade, verdade – sobre o chocolate.
O maior exportador de cacau no mundo é a Costa do Marfim. Sim, um país que fica na África, voltado para o oceano Atlântico. A Costa do Marfim faz divisa com vários outros países, dentre eles Burkina-Faso. Sobre Burkina-Faso não sabemos nada, já que não é um país representado na Copa do Mundo, não é verdade?
Pois bem. O documentário “Semisweet: Life in Chocolate” fala um pouco sobre a cadeia produtiva do chocolate e de questões complicadas que, talvez, devêssemos considerar.
Se você quiser saber um pouco mais, o documentário está disponível no NETFLIX (duração 48 minutos) e o trailer você pode encontrar aqui.
_____
Lulups não sabe nem o que dizer, mas não consegue parar de pensar que “Burkina-Faso” significa “terra das pessoas íntegras“.
One Comment Add yours