{Natal} Dois vídeos com dicas de decoração

Esse post não tem na-da a ver com na-da. Quer dizer, tem a ver com a época do ano. Mas não tem a ver com comidas. Mas tudo bem, me dei esse direito, afinal, os dois canais que vou citar aqui são de gastronomia e culinária e, se, até as super chefs se deram o direito de falar sobre montagem de árvore de natal e calendário de advento, por que a gente também não pode falar disso? Rá!

Bom, o primeiro vídeo é do canal Le Plat du Jour, da Uiara Araújo, uma brasileira que mora na França e ensina a fazer receitas típicas francesas, sempre dentro de um contexto histórico, recheado de curiosidades.

Abaixo ela apresenta o calendário do Advento. O Advento é a época que antecede o dia de natal e, para os cristãos, representa um momento de preparação e alegria, um tempo para a promoção da paz antes das festividades.

O Calendário do Advento marca cada dia que antecede o natal e a Uiara explica direitinho como ele surgiu:

Na minha família, quando eu era criança, a minha avó sempre tinha um calendário do advento – mas sem docinhos dentro. Eram apenas lindíssimas imagens de famílias, pais e mães, avós, crianças e anjos que se revelavam a cada abertura de portinhas correspondentes aos dias que se passavam. Era sempre uma surpresa e eu ficava encantada com os desenhos do calendário.

Com o vídeo acima eu até me animei para fazer um calendário do advento para minha casa. Ele ainda está em fase de elaboração, mas você já pode espiar algumas imagens dos envelopes e do material que eu usei para decorá-los no sábado à tardinha.

2014-12-06 19.32.39Bom, o segundo vídeo é de um canal que vocês já estão cansados de ver por aqui, o I Could Kill for Desert, ou simplesmente o canal da Dani Noce.

Toda fofa e empolgadinha, ela dá umas dicas bacanas para montar a sua árvore de natal, se você ainda não montou a sua. Clica aí para ver.

Prontinho! Não se sinta o último dos moicanos se você ainda não decorou a sua casa/escritório/sala de estar para o Natal.

Esses dois vídeos dão dicas básicas e rápidas para você entrar no clima natalino. Ah, e se você quiser “adaptar” as dicas, não quer comprar um pinheirinho ou coisa assim, vale decorar aquela arvorezinha na sacada da sua casa, fazer um arranjo natalino com bolinhas, pinhas e luzes coloridas ou simplesmente montar um presépio.

O presépio é muito simbólico para os cristãos e aqui também tenho uma influência muito grande da família da minha avó. Ela tinha um presépio com mais de 20 peças e eu a-d-o-r-a-v-a brincar de montar cenários com todos os personagens da história do nascimento celebrado no dia 25: os reis magos, a estrela d’alva, o pastor com as ovelhas e tudo isso. Os meus presépios da infância tinham até montanhas (feitas com livros e listas telefônicas empilhados e depois cobertos com tecido), árvores (feitas com pinhas) e uma lagoa (um espelho redondo) em que nadavam os patinhos.

Atualmente não monto mais presépios, mas a imagem de acolhimento ao nascimento e ao novo ainda são muito fortes para mim nessa época. O Ponto Solidário tem alguns lindos presépinhos esculpidos em sementes com palha de milho e outros materiais naturais, olha só:

Espero que vocês aproveitem essas inspirações e se joguem no clima natalino, lembrando sempre, sempre, sempre, que o mais importante nessa época é agradecer aos que nos cercam pela presença cuidadosa e celebrar estarmos juntos aos que amamos. =)
_________

Imagens: Arquivo pessoal e Ponto Solidário

Deixe um comentário! =)

