{Livro} A viagem de 100 passos

Eu sei que é quase trapaça fazer resenha de um livro que a gente não terminou de ler, né? Mas eu vou fazer, porque tenho sérias dúvidas se vou conseguir terminar. Rá!

Vi o trailer do filme “A 100 passos de um sonho” baseado no livro “A viagem de 100 passos” e a achei clichê. Mas aí vi o livro em uma prateleira da Livraria da Vila, naquele fatídico sábado, e comprei. A gente comete erros na vida, fazer o quê?

Comecei a ler faz umas semanas. O livro é dividido em três partes: A primeira é a história do protagonista durante a sua infância em Bombaim e como ele se aproximou da cozinha, herança trazida pelos seus avós camponeses em uma Índia colonizada. A segunda parte passa muito rápido, como um susto na vida do garoto, mas que lhe dá a oportunidade de descobrir quem é. E a terceira… bem, a terceira parte é onde tudo deveria acontecer. Mas se arrasta.

Extremamente descritivo, mas não de um jeito bom, o livro cansa e é necessário muito fôlego para terminar cada capítulo. É, porque por mais que eu goste de ler e imaginar cenários de cozinhas e comida, o autor é tosco e faz um “copy & paste” dos trechos mais nojentos e desagradáveis dos livros do Anthony Bourdain (autor dos já traduzidos títulos “Ao Ponto”, “Em busca do prato perfeito”, “Cozinha confidencial”, “Maus bocados”, dentre outros, dos quais eu tentei ler dois e desisti lá na metade!).

Ironicamente, veja bem, na capa do livro, está lá, um comentário do próprio Bourdain, enaltecendo a obra como “O melhor romance ambientado no mundo da gastronomia”. Ah-tá.

Pois é. A mesma linha de descrição está presente nos dois autores: a cozinha suja, a gordura, o sangue, a matança, a “maladrangem” dos cozinheiros. Dá preguiça, sabe?

Mas estou insistindo. Se conseguir ler até o final – e mesmo que não chegue até lá – vou estourar umas pipocas e assistir ao filme. Porque, né?, a Helen Mirren merece muito o meu respeito e ela está lá, bancando a chef perfeita, pronta para esmagar o jovem chef indiano.

E você aí? Viu o filme? Leu o livro? Se interessou?

___________

Lulu gosta de livros ambientados no mundo das cozinhas, restaurantes, cafeterias e hotéis. Mas nem todos! Hunf.

Anúncios

One Comment Add yours

Deixe um comentário! =)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s