{Livros} “Cozinhar”, por Michael Pollan

 Ao sair daqui do Café nesse último sábado (30/08), fui dar uma andadinha por aí e parei na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1731). Arrematei alguns livros e, dentre eles, o “Cozinhar” de Michal Pollan.

(Não foi fácil. Vou te dizer. Eu queria mesmo era mergulhar naqueles livros de receitas e fotografias lindíssimas da Nigella, ou da Rita Lobo, sabecuméquié. Mas não deu, né? Tive que optar… Então.)

“Cozinhar” é o sexto livro de Pollan, jornalista americano cuja grande questão é a investigação sobre a alimentação atual: hábitos, influências, cultura.

Não li nenhum livro dele até hoje, mas já existem quatro publicações do autor no Brasil e ele foi amplamente discutido – e venerado – durante a última FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Cheguei a compartilhar um artigo da Folha de São Paulo no FB do Café, que trazia um pouco as discussões desse último livro e, principalmente, a grande tese defendida pelo autor: a importância de voltarmos a cozinhar.

Francine Lima, jornalista brasileira e criadora do canal “Do Campo à Mesa” no Youtube, fez uma entrevista com Pollan durante a FLIP. Depois que arrematei o título, fui assistir às partes da entrevista que ela tem publicado semanalmente em seu canal.

Me interessei principalmente pela terceira parte (última publicada até agora) que não só critica a indústria alimentícia ou os seus produtores, mas encara francamente as dificuldades desses setores na hora de oferecer comidas saudáveis. Pollan atribui isso, dentre outras razões, à possível alienação do produtor que já não sabe se está plantando para produzir combustível, ração animal ou comida para seres humanos. Achei bem interessante.

Vou me preparando para ler o livro enquanto assisto aos trechos da entrevista separados pela Francine. Você também pode vir comigo e começar por aqui:

– Folha de São Paulo

– Do Campo à Mesa (trechos da entrevista com o autor)

– Outros livros do autor (em português):

– Site oficial do autor: http://michaelpollan.com/

 

 

Anúncios

3 Comments Add yours

Deixe um comentário! =)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s