{Novidade} Minibiblioteca Livre da Casa Amarela

Foi nas andanças internáuticas que eu vi, revi e amadureci a ideia de montar uma biblioteca livre.

Mas o que é uma biblioteca livre?

A ideia pode ter algumas variáveis, mas o conceito é basicamente o seguinte:

  1. Não é necessário registro, nem nenhum tipo de controle. A coisa é sem burocracia mesmo!
  2. Os livros ficam à disposição. Cada um pega o que quiser ler.
  3. Se puder devolver após a leitura, maravilha! Se puder doar um outro livro no lugar, ainda melhor. Mas nada disso é obrigatório.

*** É importante destacar que os livros doados não voltam mais para as mãos do doador. Eles ficarão na biblioteca até serem recolhidos por alguém que os queira ler.

Mayra | Marcelo | Debora
Mayra | Marcelo | Débora | Débora

Por quê fazer uma biblioteca livre?

Bom, eu acho que assim a gente proporciona a facilidade do acesso aos livros. Você não acha? É verdade que a internet, os e-books e a multiplicação de livrarias por aí já facilitaram muito o acesso, mas livros são feitos para serem lidos!

Então, se você já leu um determinado livro e não tem nenhum apego especial a ele, solte-o no mundo para cumprir o seu objetivo: ser lido por muitas outras pessoas que o apreciarão tanto quanto você.

Tivemos a sorte de receber uma doação inicial preciosa de uma ex-aluna do curso de Letras da USP, a Ana Débora. Os títulos que ela nos trouxe estavam super bem conservados e são de grande valor literário: Clarices, Fernando Pessoa, Lima Barreto, José de Alencar dentre tantos outros.

Instruções | Exposição | Destaque | Carimbo
Instruções | Exposição | Destaque | Carimbo

Depois, recebi dois livros praticamente novinhos do Marcelo Ferreira, e então fui recebendo doações esporádicas. Um aqui, outro ali de clientes, amigos, parentes.

E quem tem retirado os livros para leitura?

Clientes, funcionários, amigos, artesãos… Cada um que vem e encontra na nossa mini-biblioteca livre alguma coisa que gosta, folheia um tanto e se sente à vontade para levar.

Aos pouquinhos, vamos funcionando.

Agradeço muito aos entusiastas, apoiadores e todos aqueles que estão usufruindo do novo cantinho da Casa Amarela. Muito obrigada mesmo!

E você? Quer dar um pulinho aqui e conhecer nossos títulos? Há livros em francês, inglês e português, desde “Sherlock Holmes” até “Hunger Games”, passando por Jorge Amado e Guimarães Rosa.

*** Ah, e se você tiver livros para doação, nós agradecemos muito a você também! Lembre-se apenas de que eles precisam estar em bom estado e serem livros de literatura (livros técnicos, gramáticas, dicionários e afins destoam um pouco da nossa proposta).

***Agora, se você retirar um livrinho da Biblioteca da Casa Amarela, poste uma foto para gente do seu cantinho de leitura e marque a gente com #bibliotecadacasa. Vou adorar conhecer o seu espaço e ler os seus comentários sobre a nova leitura.

Obrigada!

____________________________

Lulu está muito feliz com a biblioteca da casa amarela. Ela mesma ficou com vontade de levar o livrinho do Fernando Pessoa para casa! =)

Anúncios

Deixe um comentário! =)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s