{Café} Duas idéias

Me deparei nessa internet com dois lugares nesse mundo de meu deus que vendem, servem, oferecem (!) cafés aos seus consumidores e não cobram. Ou melhor, cobram, mas só o quanto o cliente acha que deve e o quanto pode pagar. Quer dizer…

O Honesty Coffee Shop, no Porto de Ivana, na província de Batanaes, nas Filipinas, é uma cafeteria sem funcionários (nem baristas, nem caixas, nem um atendente sequer).

A loja existe desde 1995 e foi fundada pelo casal Jose e Elena Gabilo. Além de cafés, são vendidos doces, salgados, refrigerantes e quitutes para o consumo.

A logística é fácil: escolha o que quiser, anote no caderninho e deixe a quantia certa. Se faltar troco, vá até o vizinho. Se ninguém atender, bem, deixe o que tiver…

A loja é um caso de sucesso e consegue se manter com base na honestidade das pessoas que passam por lá.

Mas se você acha que essa lógica só funciona do outro lado do mundo, conheça o Curto Café, localizado no centro do Rio de Janeiro!

Além de trabalhar com cafés especiais, o estabelecimento pratica a transparência total. Com os custos descritos em uma lousa, dentro da cafeteria, os clientes ficam bem próximos da realidade da equipe e da loja.

E o objetivo é exatamente esse: ir além da relação cliente-empresa. O Curto Café é um espaço experimental em que o que vale é a experiência: o próprio cliente pode preparar  sua bebida e brincar de ser o barista da vez.

Na hora de pagar, há um preço mínimo sugerido, mas é o consumidor que decide o quanto quer pagar com base na sua experiência e nos custos apresentados pela loja. Os donos garantem que funciona e os clientes declaram: tudo vale mais do que o preço mínimo.

E aí? Ficou com vontade de conhecer lugares assim? Sabe de outras experiências baseadas na confiança cliente-empresa? Conta para gente!

____________________________

Saiba mais:

Honesty Coffee Shop:

National Rd, Ivana, Filipinas

Mexido de Idéias

Roaming Mum (em inglês)

TripAvisor

Pinoy Adventurista (em inglês)

Curto Café:

R. São José, 35 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Facebook do Curto Café

Cult Cultura

Verborium

————————-

Lulu não conhece nenhuma das duas cafeterias, mas amou a ideia de poder brincar de fazer café ao redor do mundo e pagar só o que é justo. =) #cafehonesto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

2 Comments Add yours

  1. Menina Tonta diz:

    Oi Thais, eu que agradeço a sua visita por aqui! Abraços, Luiza

  2. Olá!!
    Muito bom o post! Obrigada por divulgar nosso link 🙂
    Sucesso!!

Deixe um comentário! =)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s