{Receita} Mousse de chocolate com azeite de oliva

Foi polêmico. Cara. Foi polêmico. Não há o que dizer.

Domingo, almoço em família e coisa e tal. Para ajudar, vamos levar uma sobremesinha, tipo assim? Tipo assim, eu. Euzinha que cozinho necas.

Tá. Eu faço o mousse de chocolate do natal. É. Receita da minha tia. A outra tia agora, a tia Lolly. Receitinha bacana, sucesso, só amor. ❤

Bom, então lá fui eu no sábado de manhã comprar os ingredientes para o/a mousse:  barra de chocolate, creme de leite, e tal e tal e tal.

Depois de um cineminha #cazamiga, eu voltei para casa num fim de tarde lindo e lembrei de uma receita de mousse que eu vi aqui e que me deu vontade de experimentar.

Óquei! Aborta a receita tradicional do natal e vamos experimentar outra coisa: a mousse aveludada do Projeto Banquete.

Óia a receita aí em baixo:

Mousse de chocolate aveludado

Projeto Banquete

Ingredientes:

170g de chocolate meio amargo
3 ovos
3/4 xícara de açúcar de confeiteiro (sem amido, de preferência)
1/4 xícara de café bem forte (passadinho na hora, tá?)
2 colheres de sopa de Cointreau (também fica bom com Amaretto ou Limoncello) – eu usei licor Beirão
3/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho maria, com cuidado para o fundo do recipiente não encostar na água. Reserve.

Separe as claras das gemas e bata as gemas com o açúcar de confeiteiro, até obter um creme claro. Adicione o café e o licor. Misture.

Depois, adicione o chocolate derretido e, depois de mexer, adicione o azeite. Reserve.

Bata as claras em neve com uma pitada de sal até formarem picos duros.

Finalmente, adicione as claras em neve à mistura com o chocolate e incorpore sem bater.

Despeje em um recipiente fundo e leve a geladeira por no mínimo três horas antes de servir.

O modo de preparo está descrito aí em cima, mas pode ser assistido no canal do Projeto Banquete no Youtube ou aí em baixo:

Além do vídeo ser lindo e ter uma trilha sonora precisa, o mousse é delicioso e simples de fazer! (!!!)

Minha madrasta achou que eu estava pregando uma peça e disse que ainda prefere a receitinha original da família. Mas, bem, a minha irmã raspou a tigela…

2014-05-31 20.08.18Quer variar a sua receitinha de mousse? Essa é uma bela dica.

A receita original está no livro “O que Einstein disse ao seu cozinheiro” – R$49,90 na Livraria Cultura.

__________

Lulu achou demais fazer mousse com azeite e ficou morrendo para comprar o livrinho e saber que outros segredos a culinária esconde! =)

 

Deixe um comentário! =)

