O curso de barista sênior no coffee lab – parte I

Hoje eu vou dar um tempinho nos “laços da semana” porque preciso dizer umas coisinhas a respeito dos finais de semana. Meus e do café. Porque a gente ainda é uma coisa assim, meio tudo-junto-ao-mesmo-tempo-agora.

Em dezembro fiz a inscrição no curso de Barista Sênior do Coffee Lab. Para quem não conhece, o coffee lab é a grande cafeteria especializada de São Paulo, cuja dona é a Isabela Raposeiras, estudiosa e especialista em cafés especiais, além de mestre de torras e ganhadora de diversos prêmios nessa área.

Óquei.

Dito isto, vale enfatizar que estou humildemente perseguindo a técnica *perfeita* para tirar o melhor café expresso possível. Além, é claro, de conhecer mais profundamente toda a cadeia do café que chega na nossa xicrinha azul aqui no Café da Casa.

O primeiro final de semana de curso foi intenso e já me fez rever tantos conceitos aprendidos há mais de dez anos com a mesma Isabela e revisto no ano passado com a equipe mais querida e atenciosa do Unique Cafés.

Mas acho que a coisa é assim mesmo. As técnicas mudam, o que era considerado certo para aquela realidade se transforma com os avanços nas tecnologias e alguns paradigmas vão se transformando. O importante é o desenvolvimento da análise sensorial (Qual o gosto que fica do café? E lembra o quê?)

Bem, nisso estou apanhando.

Por cima, vale dizer que, além da revisão de algumas “verdades”, fizemos degustação de café, revimos granulometria, compactação, pressão, temperatura, volume de água, gramatura do pó no porta-filtro, limpeza da máquina, e… ufa! Chegamos a uma manhã inteira de testes com cheiros dos mais diversos. D-E-U-S. Que difícil!

O resultado foi: muitas dúvidas, muita vontade de chegar a perfeição, muito ainda para andar.


 

No próximo post sobre o curso, falo um pouquinho mais dos resultados, da experiência de estar numa turma de “gente-como-a-gente” que respira café 24h (ou gostaria de), do Coffee Lab e das pessoas queridas que encontrei por lá.


Lulu ainda está aprendendo. Mas tem noção. Ah, isso tem! =p

 

 

 

 

Anúncios

One Comment Add yours

  1. franksands diz:

    É assim mesmo, a gente está sempre aprendendo.

Deixe um comentário! =)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s