Bate papo dominical ou Resumo dos últimos meses

Essa coisa de escrever em blog “profissionalmente” é estranha. Verdade também que não tenho mais escrito nem mesmo em blogs pessoais. Mas sinto saudades.

Já estamos em julho, e o semestre passou voando. Tantas as coisas foram as que andei descobrindo no mundo do café.

Listo algumas interessantes por aqui:

Unique Cafés Especiais

Além de ser a empresa com a qual eu trabalho, foi com eles que visitei uma das fazendas produtoras dos nossos cafés. Fiz uma postagem grande sobre a viagem e até hoje colho frutos desse relacionamento. Conheci pessoas maravilhosas que se aventuram no mundo dos cafés e dos baristas, como as meninas do Doce Maria Café (Aparecida-MG) e os meninos da Unique que estão sempre disponíveis para me ajudar a sanar dúvidas. Gente querida. Não há o que falar.

2013-06-14 07.46.57MOKACLUBE

O Mokaclube é um serviço de entrega de cafés  especiais em casa. Você paga um valor fixo e eles tem a tarefa de desbravar brasil afora (sim, apenas o Brasil, e já é muito) atrás de safras de cafés arábica de alta qualidade, premiados, com sabores marcantes.

Fiz a assinatura em Maio/13 e recebi a primeira leva em meados de junho/13. Um café de média altitude, do cerrado mineiro. Alta doçura. Bem, a verdade é que aproveito esses pacotinhos preciosos para ir desenvolvendo o paladar, entender melhor o equilíbrio e as propriedades dos diversos cafés que são cultivados no Brasil.

FISPAL | Fispal Café

A Feira Internacional de Serviços para Alimentação de Coletividade aconteceu no final de junho e eu tive lá procurando fornecedores equipamentos para a nossa pequenina cafeteria. Não encontrei nada do meu tamanho. Tudo é muito grande, enooorme. Mas… valeu para conferir que as minhas escolhas até o presente momento foram acertadas.

Unique Cafés lança mais dois selos (além dos três que já trabalhamos: blend, frutado e cícrico). Chega à loja da Unique (e também a nossa cafeteria) os selos Orgânico e Descafeínado. Ainda não fiz o pedido dos grãozinhos novos, mas tão logo o faça aviso por aí (Facebook ou Intagram) para que possamos curtir a novidade juntos.

Outra surpresa maravilhosa que tive foi a recepção calorosa do meu fornecedor da máquina de café. Trabalho com uma La Spaziale pequenina (apenas um grupo) e ser recebida com tanto carinho por eles na FISPAL foi para deixar qualquer um com sorriso largo.

SEBRAE

Também aproveitei esse semestre para fazer um curso do SEBRAE com 16 horas presenciais e mais oito consultorias na nossa cafeteria para adequar processos, tirar dúvidas sobre a manipulação dos alimentos, escolher produtos de higienização apropriados e criar uma rotina de limpeza, destralhamento e organização no nosso espaço. Já recebi o certificado das aulas presenciais e falta pouco para concluir as adequações da consultoria. É duro, mas estou gostando!

2013-05-21 13.34.26Café de Vó

Bom, para conseguir fazer tudo isso, precisei escalar a minha avó para me substituir na cafeteria durante a minha ausência. Quem visitou a cafeteria em alguma terça ou quinta-feira dos últimos meses pôde conferir a presença doce da minha avó, com muita disposição, capricho, carinho e histórias para contar. Para deixar essa barista e cozinheira de mão torta desbancada, a avó ainda levou docinhos de côco e marzipan para agradar a todos. Valeu vó!

Obs.: Estou pensando em instituir o Café de Vó pelo menos uma vez por mês. O que vocês acham?

Sábados

Parei de abrir aos sábados para ter mais um dia para resolver tantas outras coisas que às vezes se relacionam ao café e às vezes a vida pessoal. É temporário, vamos ver.

Refrigerante Orgânico | Geléias Mathilda | Cerveja Artesanal de Pinhão

Resumindo em um tópico, andei fazendo umas pesquisas para trazer ao café novos produtos. O primeiro foi o refrigerante orgânico WEWI que já anda espalhado por muitos estabelecimentos da cidade. Nos sabores laranja e guaraná, o refrigerante oferece uma alternativa interessante aos refrigerantes, sendo mais leves (menos gás, menos açúcar) e com paladar altamente agradável.

No meio do caminho achei uma geléia artesanal maravilhosa, de outra fornecedora extremamente delicada com um produto de alta categoria. As geléias Mathilda chegam ao café fresquíssimas (na última leva os potes ainda estavam quentes da última “fornada”), com sabor acentuado de fruta e sem acréscimo de acidulantes, emulsificantes, etc. etc. Uma das melhores geléias que já provei! Sugestão de receitas com geléias? Por favor, coloquem aí! Brioches, cheesecakes? Vou adorar estudar formas de servir essas delícias. Mas, enquanto não faço isso, vocês já podem levá-las para casa.

Finalmente, para os rapazes, esbarrei (na Serra da Mantiqueira, claro!) com uma cerveja artesanal em edição especial de malte com pinhão. Limitadíssima, consegui trazer 20 garrafas das quais ainda tenho 7 ou 8 para um happy hour de quem chegar primeiro! =) Feita com a água mais pura da mantiqueira e com os pinhões colhidos na região, a cerveja tem alto teor de viscosidade e doçura. Junto com ela, trouxe garrafinhas de cerveja defumada (que já está esgotada até a próxima leva) e a cerveja dourada (tradicional da fábrica, do tipo ALE) que deve ter mais duas ou três, com sabor leve e refrescante e baixo amargor.

2013-06-01 11.23.552013-06-01 11.28.34

Bom, foi aí um resuminho desses últimos meses de cafeteria. Tenho a felicidade de anunciar que estou programando um cardápio impresso para logo, que o site oficial está no ar (www.cafedacasa.com), que já tenho cartão de visitas (!!! – http://ideatomik.net) e só  posso agradecer todo mundo que esteve comigo até aqui! #valeu!

Anúncios

Deixe um comentário! =)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s