Pensando em Aderir – Segunda-feira sem Carne

A alimentação saudável tem conquistado um campo muito importante nos debates atuais e passa não só pela nossa mesa,  mas também por cada um dos nossos pequenos projetos de hortas em casa, encomendas de frutos orgânicos, opções pelo vegetarianismo, pela culinária vegana, pelo bio-dinâmico, macrobiótico, culinária viva, etc.

A questão da alimentação saudável, porém, não passa apenas, como sabemos, por comermos melhor, mais equilibradamente, mais conscientemente, menos açúcar, menos sal. Passa pela origem e pelos processos que cada item atravessa até chegar aos nossos pratos, todos os dias.

Como uma cafeteria, fui atrás da nossa produção de cafés – que começa a ser colhido em maio e junho e se estende até agosto. Quem são os produtores? Onde ficam essas terras? Que tipo é cultivado? Quem colhe?

Infelizmente não é possível fazer isso em cada item servido a cada compra de alimentos, mas é possível selecionarmos fornecedores confiáveis, que respeitem o alimento que servem, que produzam com boas matérias-primas, entendam a importância do alimento para cada um de nós.

Pensando nisso, e em tantos outros fatores, estou me convencendo de que o nosso café deve aderir ao movimento “Segunda-feira sem carne”.

Não porque eu seja vegetariana – não sou. Não porque eu seja contra pessoas que comem carne – não sou. Eu como carne e gosto, essa é a verdade. Mas acho que o movimento abre um espaço importante para reflexão da alimentação, da importância da carne no nosso paladar, da possibilidade de buscarmos outras fontes de proteínas, ampliarmos nossos conceitos sobre alimentação.

Hoje, segunda-feira- na nossa vitrine de salgados encontramos as seguintes opções:

– Torta de legumes

– Trouxa integral de espinafre com ricota

– Empada de palmito

– Pão de queijo

Veja que os alimentos não são veganos (levam ovo), mas seguem a tentativa de tirarmos a carne do nosso lanchinho rápido em ao menos um dia da semana.

O que acham? Vamos juntos?

Imagens: Sítio A Boa Terra (alimentos orgânicos) | Movimento Segunda Sem Carne

Anúncios

Deixe um comentário! =)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s