Abril: Mês do Índio

Depois de duas semanas exibindo filmes sobre a cultura indígena, a nossa programação cultural “Depois do Almoço…” chegou ao fim.

Para quem não pôde participar ou se familiarizar com a proposta, eu explico:

Durante os dias 15/04 e 26/05 exibimos vídeos selecionados pela Idália (do Ponto Solidário) sobre a situação dos índios no Brasil. No horário de almoço, em duas sessões (às 13h00  e 13h30) quem pudesse passar por aqui para assistir de 15 a 20 minutos de filmes realizados pelos próprios indígenas (com apoio do PNUD/ONU), já ganharia um momento de reflexão sobre a questão dos índios no Brasil.

Depois do almoco8

E por quê fizemos isso?

Além da Casa Amarela ser um ponto de encontro para diversas etnias indígenas, devido a proximidade que o Ponto Solidário tem com muitas comunidades, ela também abriga o Museu Xingu (Acervo IAED) com artefatos das décadas de 60-70 da expedição Roncador – Xingu, realizada pelos irmãos Villas-Boas.

E daí?

E dai que, se o dia 19 de Abril foi instituído o dia do Índio, nada mais natural do que pensar na situação desses povos no Brasil de hoje, em um espaço que se preocupa em refletir sobre essas questões.

depois

A exibição dos filmes deu a oportunidade para quebrarmos diversos preconceitos, ampliarmos nossos conhecimentos, nos sensibilizarmos para a questão das terras, da linguagem e da religiosidade desses povos.

Para quem perdeu, fica a sugestão de assistir todos os 10 episódios que exibimos por aqui através da internet, no site dos realizadores: Vídeo nas Aldeias.

1. Quem são eles?

2. Nossas línguas

3. Boa viagem, Ibantu!

4. Quanto Deus visita a aldeia.

5. Uma outra história

6. Primeiros Contatos

7. Nossas terras

8. Filhos da Terra

9. Do  outro lado do céu

10. Nossos Direitos

Aproveito para agradecer a todos que passaram pela Casa Amarela por esses dias, compartilhando ideias, aflições, sensações.

Anúncios

Deixe um comentário! =)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s